Chopp é como se denomina no Brasil, a cerveja sem pasteurização, servida sob pressão. Essa bebida apresenta opções com diferentes tonalidades, que são denominadas como chopp claro e chopp escuro. São oferecidos geralmente em festas, eventos, bares ou ocasiões especiais, mas muitas pessoas não sabem qual a real diferença entre as variações da bebida.

A diferença mais evidente entre chopp claro e escuro está justamente na cor das bebidas. A versão clara possui uma tonalidade mais dourada, já o chopp escuro pode ser encontrado nos tons preto, marrom ou caramelo, variando de acordo com cada marca.

A tonalidade do chopp escuro é obtida em seu processo de fabricação, por meio do uso de materiais especiais, como o malte torrado. Quanto mais torrado for o malte utilizado para a produção da bebida, mais escuro será o chopp.

Por trazer em sua composição o malte torrado, o chopp escuro também é diferenciado por possuir aromas e sabores diversos, agradando aos paladares mais rigorosos.

No chopp escuro os sabores doce e amargo são mais equilibrados, o que não ocorre na versão mais clara. Por esse motivo, a bebida escura agrada tanto aos homens quanto as mulheres que optam por bebidas menos amargas.

Outra característica marcante é que o malte mais torrado dá notas diferenciadas para o chopp, como por exemplo: os de chocolate e café, o que torna a versão escura mais complexa, aproximando o aroma e sabor ao da tradicional cerveja.

A textura também é um diferencial entre as bebidas, o chopp escuro apresenta uma textura mais cremosa que o claro.

É interessante lembrar que, a tonalidade escura do chopp não é somente por causa do uso do malte torrado na fabricação. Algumas empresas usam na produção xarope de açúcar ou de caramelo, adicionando essas matérias-primas após o processo de filtragem da bebida.

Com a adição desse xarope de açúcar ou caramelo, a bebida tende a ficar levemente adocicada, o que não ocorre com a versão produzida somente com o malte torrado.

Para proporcionar uma experiência ainda melhor ao seu paladar, preparamos uma rápida orientação para degustação de cada tipo de chopp com um prato diferente, que harmoniza e faz a refeição e a bebida serem ainda mais prazerosos e saborosos.

Chopp Claro harmoniza com:

Carnes vermelhas, petiscos e frituras, frutos do mar, saladas, queijos menos condimentados e ácidos, caldos.

Chopp escuro harmoniza com:

Churrasco, carne suína, javali, peru, salsichas, fondue de queijo, chucrute, queijos com sabores marcantes e sobremesas.

Chopp de vinho harmoniza com:

Carnes, molhos, queijos, massas e comida italiana em geral.